Playoffs Wildcard – New Orleans Saints vs Philadelphia Eagles

Philadelphia Eagles 2013 - Futebol Americano NFL Pick6
Sains vs Eagles
Sains vs Eagles

Jogo escolhido pela NBC (que transmite o Sunday Night Football) possui dois excelentes ataques, prometendo um confronto de muitos pontos, apesar da temperatura desfavorável (abaixo de zero). O Saints impressiona porque vem de mais uma temporada em que Brees ultrapassou a marca das 5 mil jardas (nenhum outro qb o fez mais de uma vez). Já o Eagles traz consigo o famoso ataque “up-tempo” de Chip Kelly, que busca acelerar o ritmo de jogo para produzir o máximo de jogadas ofensivas enquanto o time possui a bola, diminuindo o tempo nos huddles, cansando e confundindo a defesa adversária. Apesar da exuberância dos ataques, a principal questão que envolve o jogo é o desempenho do Saints fora de casa, mais precisamente outdoors.

Saints e suas duas faces:

(Michael Perez/AP)• Saints é outro time em estádios abertos (e no frio): o time sofreu derrotas apertadas para Carolina e New England, perdeu convincentemente para o fraco ataque do New York Jets, e foi humilhado no MNF em Seattle. Difícil acreditar que veremos o Saints do Superdome (8-0) no jogo deste sábado.

• Com 3 vitórias e 5 derrotas fora de casa, o problema não parece ser somente o estádio aberto, já que o time perdeu por 27-16 de maneira totalmente inexplicável para o St. Louis Rams na semana 15.

 

Verdades e mitos sobre os Eagles:

Philadelphia é melhor fora de casa: lenda que se iniciou na temporada passada, onde o Eagles perdeu os últimos 6 jogos em casa, e continuou nesta temporada, quando o time perdeu os primeiros 4 jogos em casa, somando uma seca de 10 jogos sem vitória em casa. Além  não dá pra negar que é infinitamente melhor jogar em casa, com o apoio da torcida e em condições que desfavorecem o adversário.

• Nick Foles 8-2 como titular esse ano: 27 tds e apenas 2 Int.

• Chip Kelly/Nick Foles: combinação com nenhuma experiência em playoffs.

• LeSean McCoy, com 1607 (número um na NFL) tem mais jardas terrestres que o time inteiro do Saints (1473).

lesean mccoy
LeSean McCoy

Confrontos decisivos:

• LeSean McCoy x Darren Sproles/Mark Ingram: Em jogos com baixas temperaturas, em que a bola se torna uma rocha, estabelecer o jogo corrido é fundamental. A vantagem do Eagles nesse departamento é clara, no entanto, se algum dos dois times abrir alguma vantagem grande durante o jogo, o adversário será forçado a lançar mais a bola. Vale notar que o versátil Pierre Thomas está fora do jogo e é uma perda considerável para o Saints.

Sean Peyton e Chip Kelly
Sean Peyton e Chip Kelly

• Chip Kelly + Nick Foles x Sean Payton + Drew Brees: Combinação novata, formada no decorrer da temporada atual, contra um quarterback e um headcoach que já venceram um Super Bowl juntos. Vantagem aqui é claramente do Saints.

• Rob Ryan x Billy Davis: Num duelo marcado pelos ataques, o time que tiver mais sucesso em parar o adversário pode ter uma vantagem decisiva. Rob Ryan reinventou a defesa do saints, colocando o time em um lugar privilegiado: quarta defesa que menos cede pontos e jardas na liga. Já Billy Davis teve um caminho mais difícil em Philadelphia, se no início da temporada o time sofria críticas, pois o ritmo frenético do ataque dava pouco tempo para a defesa se recuperar, o time vem de ótimos desempenhos defensivos (com a exceção de uma catastrófica semana 15 em Minnesota). A vantagem, em teoria, seria da defesa do Saints, mas o fato do jogo ser em Philadelphia (o que dificulta a comunicação do ataque do visitante) dificulta escolher quem tem vantagem.

Previsão: Em um campo neutro, em condições iguais para os dois times, provavelmente o Saints seria o favorito, embora o Eagles seja um dos poucos times que tenha potencial suficiente para vencer uma batalha ofensiva contra o Saints. Mas, como as condições do jogo reproduzirão justamente àquelas que proporcionaram as piores atuações do Saints, é difícil acreditar no time de New Orleans. Tanto é o caso que os Eagles são favoritos nas casas de apostas. Embora seja apenas um jogo e a tendência pode não se confirmar, fica difícil escolher o Saints como vencedor, melhor pagar pra ver. Vitória do Eagles.

Leave a Comment