Monday Night Football Preview – Dallas Cowboys vs Chicago Bears

Cowboys vs Bears
Dallas Cowboys Chicago Bears - Futebol Americano NFL Pick6
Duas defesas muito fragilizadas nestas temporada 2013-2014! Chicago Bears sempre foi uma referência no setor na última década, mas não vingou a fama nesta temporada ainda. (Ronald Martinez | Getty Images)

O Chicago Bears (6-6), após duas derrotas consecutivas, recebe nesta segunda o Dallas Cowboys (7-5), embalado após vitória sobre o Giants. Com apenas 4 jogos para o final da temporada regular, a derrota pode deixar a vaga nos playoffs bem distante para Chicago, ou obrigar Dallas a vencer os últimos 3 jogos para se classificar.

Tony Romo Dallas Cowboys - Futebol Americano NFL Pick6
Até agora Romo tem feito uma de suas melhores temporadas. Tudo parece indicar que os Cowboys vão aos playoffs. Romo não tem amarelado e mesmo nas derrotas tem jogado bem! Será que esse time do Cowboys vai?! (LM Otero | Associated Press)

Uma das principais histórias desse Monday Night Football é o desempenho de Tony Romo no mês de dezembro. Enquanto Romo possui 24 vitórias e 5 derrotas no mês de novembro, este número cai para 11 vitórias e 15 derrotas quando chegamos em dezembro. Mas poucos sabem que, apesar da estatística desfavorável, desde 2009, Romo é o segundo melhor QB em dezembro (passer rating de 106, contra 109 de Aaron Rodgers), acumulando 27 Touchdowns e apenas 5 Interceptações em 13 jogos.

O que realmente deveria preocupar os cowboys é o desempenho da defesa. O time é o que mais cede jardas brutas na nfl, sendo o segundo que mais cede jardas aéreas, incluindo jogos com mais de 400 jardas de Eli Manning, Philip Rivers, Peyton Manning e Matthew Stafford (Brees  392). Os dados são realmente preocupantes, pois Dallas enfrentará jogadores talentosos no jogo aéreo como  Alshon Jeffery e Brandon Marshall, além dos passes curtos que são recebidos pelo Matt Forte. Os três parecem estar sintonia com o QB Josh Mccown, que mais uma vez substituirá Cutler, que se recupera de lesão.

Se o ataque de Chicago possui diversas armas, a maior fragilidade do time surge quando a bola está com o adversário. A poderosa defesa de 2012 do Bears que amedrontava adversários e era uma das sensações do fantasy, transformou-se rapidamente numa das piores defesas da liga (27ª em número de jardas totais). Tal mudança pode ser atribuída a contusões e à mudança de técnico. Marc Trestman que no início da temporada caiu nas graças da torcida por melhorar a linha ofensiva, já é alvo de algumas críticas, especialmente após a péssima decisão de chutar um Field Goal de 47 jardas na prorrogação semana passada em uma segunda descida, o que armou o cenário para a vitória do Vikings.

Marc Trestman de um inicio nas graças da torcida já tem sido muito questionado. Será que se ele perder pode ficar ameaçado? (Don Wright | AP)

Há também outros fatores que devem influenciar no resultado da partida. Enquanto Dallas está 2-4 fora, Chicago está 4-2 em casa. Outro fator determinante deve ser o clima. Com previsão de uma temperatura bem abaixo de zero, passar e receber passes torna-se uma tarefa muito mais difícil, logo, espera-se que o jogo corrido seja predominante. Este prognóstico é curioso, uma vez que Chicago é último na liga cedendo jardas corridas (Peterson conseguiu mais de 200 jardas semana passada), e Dallas é um dos piores times correndo com a bola (27º).

Por fim, apesar do clima, devemos ter um jogo movimentado, com alguns turnovers, e de alta pontuação, devido à fragilidade das defesas e o excesso de talento nos ataques. Entre especialistas e casas de apostas, Dallas é o favorito, uma vez que é difícil acreditar em um Chicago que perdeu os dois últimos jogos para times frágeis (Rams e Vikings). Será que Tony Romo consegue justificar o favoritismo, levar seu time a vitória, e embolar de vez a briga pelos playoffs na NFC?

Siga-nos no Twitter @NFLPick6

Visite a primeira Timeline Brasileira do Futebol Americano da NFL no facebook do NFL Pick6

Leave a Comment