ATLANTA FALCONS – OFFSEASON 2013

Logo Atlanta Falcons - Futebol Americano NFL Pick6

O que mudou:

  • Sairam: Todd McClure, C (aposentadoria); Tyson Clabo, OT; Will Svitek, OT; Michael Turner, RB; Michael Palmer, TE; John Abraham, DE; Dunta Robinson, CB; Brent Grimes, CB; Chris Owens, CB; Vance Walker, DT; Lawrence Sidbury, DE
  • Contratados: Steven Jackson, RB; Osi Umenyiora, DE; Brian Banks, LB
  • Continuaram: Tony Gonzalez, TE; Sam Baker, OT; Garrett Reynolds, G; Antone Smith, RB; William Moore, S
  • Draft: 22. Desmond Trufant, CB, Washington; 60. Robert Alford, CB, Southeastern Louisiana; 126. Malliciah Goodman, DE, Clemson; 133. Levine Toilolo, TE, Stanford; 153. Stansly Maponga, DE, TCU; 243. Kemal Ishmael, DB, Central Florida; 244. Zeke Motta, S, Notre Dame; 249. Sean Renfree, QB, Duke

 

Análise:

Matt Ryan Atlanta Falcons - Futebol Americano NFL Pick6
Matt Ryan ganhou seu primeiro jogo de playoff, mas não foi suficiente para chegar ao Superbowl.

Finalmente Matt Ryan e o Atlanta Falcons ganharam um jogo de playoffs e com isso chegaram até a final de conferência. Mas não conseguiram passar do San Francisco 49ers e ficaram a apenas uma vitória do Superbowl. Infelizmente para a equipe de Atlanta, Ryan machucou o ombro durante a partida e não conseguiu manter a mesma intensidade do começo do jogo. Para a próxima temporada o Falcons ainda será uma das forças da NFC, e deve participar dos playoffs.

O Atlanta não foi as compras durante esta offseason, mas escolheu bem os jogadores conforme as prioridades da equipe. A mais importante contratação foi a do running back Steven Jackson. A estrela jogou sua carreira toda no St. Louis Rams e decidiu mudar de ares pois acredita que o Falcons possa lhe dar as melhores chances de chegar ao Superbowl. Apesar de não ser mais um menino, Jackson ainda tem muita gasolina no tanque e pode fortalecer o ataque terrestre de Atlanta. Como o time decidiu não renovar com o defensive end John Abraham, que foi o líder em sacks nos últimos anos, o Falcons trouxe Osi Umenyiora que jogava no New York Giants. Durante sua época em Nova Iorque mostrou que tem bastante talento para pressionar os quarterbacks adversários, e deve ser um bom substituto para Abraham.

Eu gostei muito que o Atlanta Falcons deu uma chance para o linebacker Brian Banks competir por uma vaga na equipe Banks foi convidado para fazer um try out, e aparentemente surpreendeu a todos merecendo um contrato. Para quem não sabe, Brian Banks tem uma história meio triste. O atleta passou cinco anos preso por ter sido acusado de um estupro que ele não cometeu. Depois que passou todos esses anos na cadeia, a garota que o acusou veio a público e disse que a história toda foi mentira dela. Banks já afirmou para a mídia que não tem raiva da moça, e que não está preocupado com ela. O que ele queria mesmo era uma oportunidade para poder jogar na NFL, e parece que seu desejo foi realizado. Estamos todos torcendo muito pelo seu sucesso.

A linha ofensiva de Atlanta teve boas baixas. O center Todd McClure anunciou a aposentadoria e o right tackle Tyson Clabo trocou o Falcons pelo Miami Dolphins. O tackle reserva, Will Svitek, também deixou o time e assinou com o New England Patriots. Com isso, virou prioridade a renovação de Sam Baker que recebeu um novo contrato no valor U$ 41 milhões por seis anos. Matt Ryan deve estar mais tranquilo sabendo quem vai continuar protegendo o seu lado cego. O running back Michael Turner foi cortado do time já que não estava mais rendendo o que se esperava dele, e ainda não encontrou uma casa nova. A secundária do Falcons perdeu dois dos seus principais nomes, os cornerbacks Brent Grimes e Dunta Robinson. Grimes decidiu assinar com o Miami Dolphins onde vai ser o principal nome da secundária. Robinson foi para o Kansas City, onde espera jogar também de safety em algumas jogadas defensivas específicas. O reserva Chris Owens também saiu, o que deixou a equipe apenas com o titular Asante Samuel na posição.

Desmond Trufant Atlanta Falcons - Futebol Americano NFL Pick6
Desmond Trufant foi a primeira escolha do Atlanta Falcons no Draft 2013. (US PRESSWIRE)

Com toda essa saída em massa, não foi à toa que o Atlanta Falcons buscou jogadores para a secundária neste último draft. A equipe trocou suas escolhas de primeira, terceira e sexta rodadas com o St. Louis Rams para poder selecionar o cornerback Desmond Trufant da Universidade de Washington. Trufant vem de uma linhagem de cornerbacks. Seus irmão Marcus e Isaiah jogam na liga, o primeiro defende o Jacksonville Jaguars e o segundo o New York Jets. O calouro foi uma das estrelas do sênior bowl, mostrando toda sua habilidade atlética e seu talento defendendo os recebedores adversários. Deve assumir a titularidade ao lado de Asanta Samuel. No segundo round, o Falcons selecionou o também cornerback Robert Alford de Southeastern Louisiana. Alford tem grande habilidade defendendo os recebedores no mano a mano, e deve ser bastante aproveitado para defender o recebedor alinhado no slot. Durante sua carreira na universidade defendeu vinte passes e interceptou dez bolas, mostrando que tem bons instintos e faro de bola.

Na sétima rodada, o time selecionou dois safeties, Kemal Ishmael e Zeke Motta. Ishmael terminou sua carreira com o maior número de tackles por um jogador da secundária na história da Universidade de Central Florida, com um total de 368. É agressivo e não evita o contato, gosta de acertar os adversários. Já Zeke Motta foi o capitão da Universidade de Notre Dame no ano passado, quando o time chegou a final do BCS contra Alabama. Motta é um jogador que depende mais de seus instintos do que de sua habilidade atlética. Apesar de ter boa estatura para a posição, carece de velocidade. Ambos os atletas devem ser aproveitados primeiramente no time de especialistas.

A linha defensiva do Falcons também precisava de mais ajuda, só a contratação de Osi Umenyiora não seria suficiente. Por isso a equipe selecionou os defensive ends Malliciah Goodman e Stansly Maponga na quarta e quinta rodadas, respectivamente. Ambos vem para participar da rotação da linha defensiva de imediato, mas serão aproveitados principalmente na hora de pressionar os quarterbacks adversários. Goodman teve uma carreira produtiva pela Universidade de Clemson, onde computou nove sacks e cinco fumbles forçados no ano passado. Maponga também teve uma ótima temporada, só que por TCU, e foi ser eleito para o primeiro time All-Big 12. É um jogador bastante explosivo que vai acrescentar muita velocidade na linha defensiva de Atlanta.

Tony Gonzalez já não é mais uma garoto e não vai jogar a vida toda, por isso o Falcons precisava achar um sucessor para ele. Com essa ideia, Levine Toilolo foi selecionado na quarta rodada. O calouro jogou pela Universidade de Stanford, onde foi usado mais como bloqueador do que como alvo para o jogo aéreo, apesar de seus 2,03m de altura. Mesmo com poucas oportunidades, Toilolo conseguiu agarrar 24 passes para 393 jardas no último ano. Com todo esse tamanho vai ser um ótimo alvo para Matt Ryan na red zone. Atlanta quer desenvolver o garoto com a ajuda de Gonzalez para que ele seja o futuro da franquia na posição.

Siga-nos no Twitter @NFLPick6
Visite a primeira Timeline Brasileira do Futebol Americano da NFL no facebook do NFL Pick6

Leave a Comment