MINNESOTA VIKINGS – OFFSEASON 2013

Logo Minnesota Vikings - Futebol Americano NFL Pick6

O que mudou:

  • Sairam: Antoine Winfield, CB; Jasper Brinkley, ILB; Percy Harvin, WR; Michael Jenkins, WR; Geoff Schwartz, G; Chris Kluwe, P
  • Contratados: Greg Jennings, WR; Matt Cassel, QB; Seth Olsen, G; Desmond Bishop, ILB
  • Continuaram: Erin Henderson, OLB; A.J. Jefferson, CB; Jamarca Sanford, S; Jerome Simpson, WR; Phil Loadholt, OT; Joe Burger, C; Jerome Felton, FB
  • Draft: 23. Sharrif Floyd, DT, Florida; 25. Xavier Rhodes, CB, Florida State; 29. Cordarrelle Patterson, WR, Tennessee; 120. Gerald Hodges, OLB, Penn State; 155. Jeff Locke, P, UCLA; 196. Jeff Baca, G, UCLA; 213. Michael Mauti, ILB, Penn State; 214. Travis Bond, G, North Carolina; 229. Everett Dawkins, DT, Florida State

 

Análise:

Greg Jennings Minnesota Vikings - Futebol Americano NFL Pick6
Greg Jennings deixou o rival Green Bay Packers para se unir ao Minnesota Vikings. (AP)

O Minnesota Vikings voltou a ter uma boa temporada depois de uma terrível queda em 2011. Com Adrian Peterson saudável, o time deslanchou e foi muito bem. Peterson foi um monstro, ficou a 9 jardas de bater o recorde de 2105 jardas terrestre estabelecido por Ed Dickerson em 1984. O problema de Minnesota se deu com a falta de alvos de confiança para Christian Ponder, que sofreu com altos e baixos durante todo o ano. Ponder ainda é muito inconstante, e sentir a pressão para que jogue bem na próxima temporada. Se for muito mal, pode ser que o Vikings tenha que seguir para outra direção em relação ao quarterback.

Algumas coisas interessantes aconteceram durante esta offseason em Minnesota. Primeiro o time trocou o wide receiver Percy Harvin com o Seattle Seahawks por uma escolha de primeira rodada do draft deste ano, e uma de terceira e sétima do ano que vem. Harvin era o melhor jogador do ataque do Vikings depois de Adrian Peterson, e era o principal alvo de Christian Ponder. Dava muita explosão ao ataque do Vikings, além de ser um ótimo retornador. Vai fazer bastante falta para o time. O veterano Antoine Winfield deixou a equipe e também acabou indo para o Seahawks. Winfield estava na equipe desde 2004, e sua ausência será sentida pela jovem secundária do Vikings. O punter Chris Kluwe foi cortado por causa de seus polêmicos twitters, mesmo tendo sido um dos melhores jogadores da posição na história da franquia.

O Vikings não investiu muito em agentes livres, e teve como sua principal contratação a do wide receiver Greg Jennings. O veterano jogou todas as suas sete temporadas pelo rival de divisão Green Bay Packers, e é visto como um dos melhores jogadores na posição da liga. Corre boas rotas e consegue ganhar bastante jardas com as pernas. Chega com a missão de substituir Percy Harvin como principal alvo no ataque aéreo de Minnesota, além de adicionar muita experiência para o jovem grupo de recebedores da equipe. Também vindo de Green Bay, o Vikings assinou por um ano com o linebacker Desmond Bishop. Ele foi cortado do Packers depois de passar a última temporada toda na enfermaria por causa de uma contusão na coxa. Bishop joga com muita vontade e chega para fortalecer uma das posições com maior deficiência na defesa de Minnesota.

No draft deste ano, Minnesota teve três seleções na primeira rodada. Uma extra por causa da troca de Percy Harvin com o Seattle Seahawks e outra por ter trocado suas escolhas de segunda, terceira e quarta rodadas pela seleção de primeiro round do New England Patriots. Com a primeira delas, o Vikings selecionou o defensive tackle da Universidade da Florida, Sharrif Floyd. Ninguém poderia imaginar que Floyd seria escolhido depois das quinze primeiras escolhas. Ainda mais difícil é acreditar que ele foi selecionado na vigésima terceira posição. Para muitos, ele seria o terceiro jogador selecionado este ano. Floyd é bem rápido para seu tamanho, e consegue causa o caos no pocket adversário com frequência. Também é difícil de ser movido, mostrando eficiência contra o jogo corrido. Já o cornerback Xavier Rhodes foi selecionado com a segunda escolha da equipe. O Jogador de Florida State tem boa altura para posição e normalmente anula os recebedores adversários. Vai ter que se ajustar ao sistema defensivo de zonas que o Vikings usa em sua secundária, já que está mais acostumado a jogar pressionando os wide receivers. Sua estatura vai ajudar muito quando Minnesota enfrentar Calvin Johnson e Brandon Marshall duas vezes por temporada.

Sharrif Floyd Xavier Rhodes Cordarrelle Patterson Minnesota Vikings - Futebol Americano NFL Pick6
Sharrif Floyd, Xavier Rhodes e Cordarrelle Patterson foram as três escolhas de primeira rodada do Minnesota Vikings no Draft 2013. (AP Photo | Elizabeth Flores)

Com sua terceira seleção na primeira rodada, a equipe escolheu o recebedor de Tennesse Cordarrelle Patterson. O novato ainda é bastante cru, mas tem potencial para ser o melhor wide receiver vindo da universidade este ano. Precisa estudar melhor as rotas, mas tem velocidade suficiente para ser um alvo em profundidade desde já. Deve aprender bastante jogando ao lado do veterano Greg Jennings, e pode desenvolver uma boa química com Christian Ponder para ser o principal alvo do time no futuro.

Minnesota também selecionou a dupla de linebackers da Universidade de Penn State, Gerald Hodges e Michael Mauti. Hodges, escolhido na quarta rodada, jogou como quarterback no colégio antes de mudar para safety. Fez a transição para linebacker em Penn State, onde foi o líder da defesa em tackles no último ano. Vai ser aproveitado na cobertura contra o jogo aéreo, principalmente nas situações claras de passe. Michael Mauti, selecionado na sétima rodada, é um jogador muito instintivo e com boas qualidades de liderança. É um atleta determinado, que normalmente não perde tackles. Se não tivesse torcido o ligamento poderia ter sido selecionado no segundo dia do draft, já que talento é um coisa que não falta para o novato.

O Minnesota Vikings já tinha de adiantado a ideia de mandar o punter Chris Kluwe embora e por isso selecionou Jeff Locke na quinta rodada do draft. Assim como Kluwe, Locke também jogou por UCLA. Possui uma perna poderosa, e jogou muito bem na última temporada universitária. A equipe acredita que ele possa substituir o veterano a altura.

Siga-nos no Twitter @NFLPick6
Visite a primeira Timeline Brasileira do Futebol Americano da NFL no facebook do NFL Pick6

Leave a Comment