SAN FRANCISCO 49ERS – OFFSEASON 2012

Logo San Francisco 49ers Text - Futebol Americano NFL Pick6

O que mudou:

  • Saiu: G Chilo Rachal, S Madieu Williams, S Reggie Smith, CB Shawntae Spencer, G/OT Adam Snyder, ILB Blake Costanzo, WR Josh Morgan.
  • Continou: QB Alex Smith, CB Carlos Rogers, DE/OLB Ahmad Brooks, WR Ted Ginn, ILB Larry Grant, S C.J. Spillman, ILB Tavares Gooden.
  • Chegou: WR Mario Manningham, RB Brandon Jacobs, QB Josh Johnson, WR Brett Swain, RB Rock Cartwright, CB Perrish Cox, WR Randy Moss.
  • Draft 2012: WR A.J. Jenkins, RB LaMichael James, G Joe Looney, DE/OLB Darius Fleming, S Trenton Robinson, C Jason Slowey, DE/OLB Cam Johnson.

 

Análise:

Jim Harbaugh San Francisco 49ers - Futebol Americano NFL Pick6
Jim Harbaugh vai tentar repetir o sucesso que teve como técnico no seu primeiro ano na NFL.

Na temporada de 2011-2012 o San Francisco 49ers surpreendeu a todos conseguindo a segunda melhor campanha da NFC, com 13 vitórias e 3 derrotas, atrás apenas do Green Bay Packers. Com a chegada do técnico Jim Harbaugh, irmão de John Harbaugh do Ravens, parece que o Niners voltaram a ser uma franquia de peso e retornaram aos playoffs. A forte defesa de San Francisco que foi a responsável por esta reviravolta. Ela foi a 4º melhor da liga em jardas cedidas e a melhor contra o jogo corrido, permitindo 77 jardas terrestres e apenas 1 touchdown durante as 16 partidas da temporada regular.

Jim Harbaugh acertou a defensiva de San Francisco. A chegada do rookie Aldon Smith ajudou muita a defesa a botar pressão no quarterback adversário, e dessa maneira facilitando a vida da secundária. O cornerback Calors Rogers, vindo do Washington Redskins, teve a sua melhor temporada em 7 anos na liga. Acrescente também a chegada do safety Donte Whitner, ex-Buffalo Bills, e você terá um secundária bem fortalecida. Junte também a melhor dupla de inside linebackers da liga, Patrick Willis e NaVorro Bowman. Se preocupando em fortalecer ainda mais a secundária, San Fracisco contratou o cornerback do Broncos, Perrish Cox. Cox é muito talentoso mas sofre com problemas fora do campo, sendo acusado de abuso sexual no último episódio. Se conseguir ficar longe de problemas fora do campo e se concentrar no jogo vai ser uma ótima adição ao time. O rookie Trenton Robinson, selecionado na sexta rodada do draft, vem para ajudar na rotação entre os safeties do time. Pensanso no decanso de Aldon Smith e Ahmad Brookes, o Niners selecionou no draft os linebackers Darrius Fleming e Cam Johnson. Os dois podem servir muito bem como backups e dar um fôlego a mais aos titulares. Acredito que o San Francisco poderia se preocupar um pouco mais com a rotação da linha defensiva nesta offseason. Justin Smith e Ray McDonald também precisam de um tempo para respirar, eles não podem jogar a maioria dos snaps.

Mas é no ataque onde está realmente o problema do San Francisco 49ers. Alex Smith foi a primeira escolha do draft de 2005, e por isso a expectativa em cima dele sempre foi imensa. Mas ele nunca conseguiu jogar aquilo que se esperava, porque os outros técnicos que o time teve não montaram um esquema para potencializar suas qualidades e minimizar seus defeitos.E foi justamente isso que Jim Harbaugh fez. Valorizou a parte atlética do jogador permitindo que ganhasse jardas com as pernas, e com um jogo corrido muito forte as jogadas aéreas foram menos previsíveis. Smith este ano foi até selecionado como primeiro reserva no Pro-Bowl. Apesar de Alex não ser o melhor quarterback lançando a bola, a falta de alvos de qualidade em San Francisco sempre o prejudicou. Tirando o tigh end Vernon Davis, nenhum recebedor do 49ers é consistente. Michael Crabtree nunca viveu as suas expectativas como primeira rodada do draft. Ted Ginn Jr. é um bom retornador, apenas. Braylon Edwards passou a temporada inteira machucado. Para ajudar Alex Smith, o Niners se preocupou muito com o grupo de wide receivers nessa offseason. Contratou Mario Manningham. Manningham jogou durante 4 anos ao lado de Eli Manning no New York Giants, e foi responsável por uma recepção importantíssima no último drive do Superbowl XVI. Também trouxe o veterano Randy Moss, que foi um dos melhores jogadores na posição durante os anos 2000. Na minha opinião Moss não tem mais condições de jogar em alto nível, pode servir no máximo de instrutor para os novatos. E selecionou com a primeira rodada do draft o wide receiver A.J. Jenkins. Jenkins teve uma carreria muito produtiva na universidade de Illions, recebendo um total de 90 passes para 1.196 jardas e 7 touchdowns. Para muitos especialistas, A.J. Jenkins foi escolhido pelo Niners muito cedo, já que poderia estar disponível na segunda ou terceira rodada do draft. Mas acredito que a diretoria de San Francisco viu muito mais potencial nele que os experts. Além de fortalecer o grupo de wide receivers, o Niners melhorou o de  running backs. Brandon Jacobs veio pela free agency e LaMichael James pelo draft. Juntos de Frank Gore e vão deixar o jogo corrido extremamente poderoso. Acho que Jacobs foi contratado para ser mais usado como fullback e para jogadas de 1 ou 2 jardas. Já LaMichael deve ser mais utilizado como opção para as jogadas aéreas e de screen, no maior estilo Darren Sproles no New Orleans Saints. A linha ofensiva de San Francisco também precisa de ajustes. Adam Snyder trocou o time pelo rival Arizona Cardinals, e o rookie Anthony Davis precisa de uma temporada melhor como right tackle. Visando fortalecer a linha, San Francisco trouxe pleo draft o guard Joe Looney e o center Jason Slowey. Agora é esperar que eles consigam se adaptar a NFL e dar mais tempo para Alex Smith ou abrir buracos maiores para o jogo terrestre.

Quero ver se este ano o San Franciso 49ers vai fazer uma campanha tão boa como a da última temporada, para ter certeza que não foi sorte de principiante de Jim Harbaugh. Com certeza o Niners não terá vida fácil na próxima temporada dentro da NFC West. Os rivais de divisão Seattle Seahawks, Arizona Cardinals e St. Louis Rams se fortaleceram e vão dar muito mais trabalho. Espero que todas essas contratações deixem a divisão muito mais competitiva daqui pra frente.

Siga-nos no Twitter @NFLPick6
Visite a primeira Timeline Brasileira do Futebol Americano da NFL no facebook do NFL Pick6

Leave a Comment